Receita de Pierogi – Um prato Polonês

Aprenda a fazer esse prato tradicional da culinária polonesa, no Brasil ele é um pouco mais conhecido no Paraná, pois o estado tem muitos imigrantes poloneses.

Essa receita de Pierogi é autêntica, vem do canal O Mundo para Iniciantes, da Ana que é uma brasileira que mora na Polônia, ela gravou a receita na casa da sua tia, Danuta é uma gentil polonesa que nos ensina a fazer essa delícia.

Receita de pierogi

Receita de Pierogi – Um prato Polonês

Receita de pierogi

Receita de Pierogi – Um prato Polonês

Rendimento: 45 unidades

Ingredientes:

  • Massa:
  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 gema
  • Água quente (não fervente)
  • Sal

 

  • Recheio
  • 500 g de batata sem casca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas médias picadas
  • 250 g de ricota fresca
  • Noz-moscada ralada
  • Pimenta preta
  • Sal

Modo de fazer:

  1. Coloque as batatas em uma panela com água e sal e cozinhe até que elas estejam macias. Enquanto isso prepare a massa.
  2. Massa: Eu preparei a massa na batedeira, mas ela pode ser feita a mão, basta seguir os mesmo passos.
  3. Na tigela coloque a farinha, a gema, o óleo e o sal e misture os ingredientes.
  4. Em seguida comece a adicionar a água quente bem aos poucos e vá envolvendo os ingredientes batendo em velocidade baixa na batedeira ou usando a ponta dos dedos.
  5. Quando a massa estiver macia e grudando levemente nas mãos, pare de colocar água e bata em velocidade baixa ou amasse a mão por mais cinco minutos.
  6. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansando por uma hora.
  7. Recheio: Escorra as batatas e enquanto elas ainda estiverem quentes use um esmagador de batatas para amassá-las muito bem. Reserve para esfriar.
  8. Aqueça uma frigideira coloque a manteiga, a cebola e refogue bem, elas precisam ficar levemente douradas. Tempere com sal e reserve e deixe esfriando.
  9. Em uma tigela coloque a ricota e com as mãos esfregue para não restar nenhum grumo, ela deve ficar totalmente esfarelada.
  10. Misture a ricota com a batata amassada e a cebola. Use o esmagador de batata para integrar bem os ingredientes e acabar com qualquer grumo que possa ter restado.
  11. Experimente o recheio, acrescente sal de acordo com a necessidade, tempere com noz-moscada ralada e pimenta preta moídas na hora.
  12. Montagem Pegue uma parte de massa, coloque sobre a bancada bem enfarinhada e use um rolo para abrir a massa bem fina, ela deve ficar com aproximadamente 2 mm.
  13. Use um cortador de aproximadamente 10 cm, se você não tem cortador use um copo, corte a massa.
  14. Coloque uma quantidade generosa de recheio sobre o disco de massa e feche com as pontas dos dedos. Eles ficam bem gordinhos, com bastante recheio mesmo.
  15. Coloque os “pastéis” em uma forma bem enfarinhada.
  16. Depois que todos os pierogis estiverem prontos é hora de cozinhar, leve ao fogo uma panela com bastante água e um puco de sal.
  17. Assim que a água estiver fervendo comece a colocar os pierogis na água com delicadeza e coloque um pierogi por vez, evitando sobreposição. Eu cozinhei uns 8 de cada vez.
  18. O tempo de cozimento é muito rápido, leva 2 a 3 minutos, assim que eles subirem para a superfície, retire com uma escumadeira e coloque em um prato.
  19. Depois é só servir com o molho desejado.

Recheio do pierogi
Recheio do pierogi

Passos para o preparo da massa





A escolha do molho

Os poloneses costumam servir o Pieorgi coberto por uma camada de cebola refogada na manteiga, também servem com bacon crocante em cubinhos e tem a versão com nata. Você pode escolher o molho de sua preferência, pode ser com molho de tomate, molho de carne, de queijos e muito mais.

O meu molho foi feito assim, cebola na frigideira com manteiga até dourar bem, nata, sal, noz-moscada e pronto. Depois espalhei bacon sobre os pierogis.

Como congelar pierogis?

Cozinhe os pierogis como explicamos no modo de fazer e coloque-os em uma forma, também pode ser sobre um pano limpo e deixe-os secar bem. Coloque no congelador em uma forma, sem sobreposição até que eles estejam completamente congelados. Então coloque-os em um saco e leve de volta ao freezer.

Para descongelar coloque os pierogis em uma forma ou prato, sem sobrepor e deixe em temperatura ambiente por uns 20 minutos.

Para aquecer e finalizar, você pode colocá-los dentro de uma frigideira de molho quente e deixar aquecer.

Outra sugestão deliciosa é grelhar com um pouco de manteiga e cobrir com o molho ou cebola e bacon tostados,  como eu fiz em uma das vezes que preparei a receita com eles congelados. (foto abaixo)

Receita de pierogi

Por Mel e Pimenta – Autor: Eline Prando

Leave a Reply

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh
%d blogueiros gostam disto: