Pão Doce de Nata

A receita de hoje é desse delicioso Pão doce de nata, que tem uma massa fofíssima, amanteigada. O toque final fica por conta de uma  cobertura cremosa e doce que é regada sobre o pão doce.

A receita desse pão vem do blog La Cocina de Frabisa, segundo a Isabel, que é uruguaia, mas mora na Espanha há muito anos, esse pão doce é um prato da Galícia, comunidade autônoma espanhola,  sua capital é a famosa cidade de Santiago de Compostela.

Pão doce de nata

Pão Doce de Nata

Confira as receitas de outros pães do tipo doce que você pode fazer em casa Cuca alemã de banana e doce de leite e Cuca de coco.

Pão doce de nata – Uma receita tradicional da Galícia

Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
Essa massa pode ser feita na batedeira planetária ou manualmente.
Autor: Eline Prando
Rendimento: 12 fatias

Ingredientes:

Para a massa:

  • 1 ovo
  • 1 gema
  • 200 ml de leite morno
  • 450 g de farinha de trigo
  • 60 g de açúcar
  • 75 g de manteiga gelada em cubos
  • 10 g de fermento biológico seco
  • Uma pitada de sal
  • Farinha para finalizar

Para a calda:

  • 70 g de açúcar
  • 200 ml de nata ou creme de leite fresco

Modo de fazer:

  1. Na tigela da batedeira coloque o ovo, a gema, o açúcar, o leite morno, o sal e bata para dissolver.
  2. Adicione o fermento e misture bem.
  3. Em seguida comece a acrescentar farinha aos poucos até obter uma massa lisa, bata na batedeira por aproximadamente 7 minutos em velocidade baixa, se estiver fazendo manualmente sove a massa por 15 minutos na bancada levemente enfarinhada.
  4. Nesse momento adicione a manteiga gelada e sove a massa na batedeira ou manualmente, fazendo com que a manteiga fique completamente envolvida na massa, sem restar pedaços inteiros.
  5. A massa deve grudar delicadamente nas mãos.
  6. Coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico ou com um pano e coloque a massa para crescer em local fechado por 1h a 1h30, ela deve dobrar de volume.
  7. Eu deixo a massa crescendo dentro do forno microondas e deixo lá dentro uma xícara com água fervente, o vapor vai manter o ambiente levemente quente e propício para fermentação.
  8. Separe uma forma redonda de aproximadamente 35 cm de diâmetro, se você não tem forma redonda, use uma retangular proporcional, unte, polvilhe farinha nela e reserve.
  9. Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, com o rolo ou com as mãos abra a massa que se acomode na sua forma, a massa deve ficar com aproximadamente 1 cm de espessura.
  10. Acomode a massa na forma, pressionando com a ponta dos dedos faça os ajustes necessários para que ela fique bem distribuída na forma.
  11. Faça furos generosos por toda a massa, eu usei o cabo de madeira de uma concha, depois de assar esses furos irão desaparecer.
  12. Cubra a massa com um pano e deixe crescer por 30 a 40 minutos. Ela deve dobrar de volume.
  13. Leve a massa para assar em forno preaquecido a 180C por 25 a 30 minutos.
  14. Retire o pão doce do forno, assim que ele estiver morno faça furos na superfície e adicione a calda.
  15. Calda: Coloque os ingredientes em uma panela pequena e ferva em fogo baixo por alguns minutos, a calda deve reduzir um pouco e ficar levemente espessa.

Essa receita rende um pão grande, ele pode ser congelado cortado em pedaços. Depois é só tirar do freezer e deixar em temperatura ambiente para que ele descongele.

Pão doce de nata

Massa esticada
Massa perfurada

Pão doce de nata

Pão doce de nata

Por Mel e Pimenta.

Leave a Reply

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh
%d blogueiros gostam disto: