Pão De Longa Fermentação

0
27

Esse pão caseiro de longa fermentação além de delicioso é feito em um processo mais lento, o que faz com que o resultado, inegavelmente, seja uma massa de digestão  bem mais fácil.

O Que é A Longa Fermentação Do Pão?

De forma bem reduzida, existem 3 formas de você preparar seu pão.

  1. Fermentação Rápida – essa técnica é bastante utilizada na produção de pães caseiros e consiste em fazer pães com a ajuda de fermentos biológicos comprados prontos. Geralmente nas receitas desse tipo a proporção de fermento é maior e o tempo de descanso gira em torno de 1 h a 2 h.
  2.  Fermentação natural (mas poderia ser fermentação lenta, bem lenta)– técnica que voltou a moda nos últimos anos e consiste em você preparar o seu próprio fermento. Geralmente, esse processo inicial pode demorar algumas semanas. Na produção do pão, pode ser necessário até 24 h a 36 h para que todo o processo aconteça.
  3.  Longa fermentação – é um meio termo entre as 2 fermentações acima, isso porque, você geralmente utiliza o fermento biológico pronto, só que em menor quantidade e o tempo de preparo do pão tende a ser maior, em torno de 16 h.

Em outras palavras, os dois últimos tipos de fermentação são longos, porém, o que os diferencia é o tempo de preparo e o fermento utilizado.

Benefícios Da Longa Fermentação

Se você se assustou um pouco com os tempos de preparo, saiba que respeitar o tempo da fermentação vai ajudar muito na sua digestão.

Isso porque você dará tempo para o seu fermento fazer todo o trabalho dele enquanto o seu pão estiver sendo preparado, e por isso irá evitar que ele continue trabalhando no seu estômago (o que pode acontecer na fermentação rápida) e diminuirá a possibilidade de você ter aquela sensação de peso após a ingestão do seu pãozinho.

Dicas Para Começar A Fazer Pão Caseiro

Se você ama fazer pão em casa eu tenho algumas dicas para te dar, que certamente facilitarão a sua ida para a cozinha:

  • Uma balança é essencial. Eu sei que muitas receitas já dão as quantidades de colheres, xícaras e afins. Ainda assim, somente usando uma balança você poderá trabalhar com mais precisão. E sem dúvida, isso vai fazer toda a diferença.
  • Se você não possuí uma batedeira planetária (forte) se prepare para exercitar os braços. Isso porque sovar a massa é uma parte importantíssima do processo. Você precisa ativar o glúten, precisa incorporar bem a farinha na massa e isso só se faz trabalhando bem ela.
  • Respeite todo o processo de crescimento. E no meio do crescimento lembre que dobrar a massa é um processo que não pode deixar de ser feito. Isso vai garantir que você incorpore ar e o resultado vai ser um pão bem mais leve.
  • Escolha bem a farinha que você vai usar. Infelizmente, ainda temos muitas farinhas que são misturadas a aditivos e com isso se tornam farinhas mais fracas. Tente buscar farinhas com pelo menos 8% de proteína na sua composição desta forma o resultado do seu pão será muito melhor.
  • Você pode errar algumas vezes, mas a prática transformará seus pãezinhos. Não se enganem, aqui em casa tivemos muitos erros antes de conseguir produzir pães como esse. No entanto, com a prática você vai entendendo melhor como funciona o processo de produção da massa.

Confira A Receita Do Pão Caseiro De Longa Fermentação

Aprenda como preparar um pão no processo de longa fermentação

Ingredientes
Pré fermento
  • 225g de farinha de trigo
  • 225g de água em temperatura ambiente
  • 0.5g de fermento biológico
Massa
  • 225g de farinha de trigo
  • 85g de água
  • todo o pré fermento
  • 8g de sal
  • 2,5g de fermento biológico
Modo de Preparo
Pré fermento
  1. Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa uniforme e deixe repousar em local longe de vento e luz por 12h.
Massa
  1. Dissolva o fermento na água.
  2. E então, numa batedeira, misture a farinha e a água com fermento e comece a bater para incorporar.
  3. Então, adicione o pré fermento aos poucos, sem parar de bater. Deixe descansar por 30 min.
  4. Finalize adicionando o sal e batendo bem até sua massa estar homogênea e bem elástica.
  5. Deixe a massa descansar por 70 min, dobrando a massa a cada 30 min.
  6. Após esse tempo, faça o formato que desejar no seu pão e deixe crescer por mais 25 min.
  7. Asse no forno em temperatura bem alta, por aproximadamente 30 min.
Porção
Serve: 1 pão médio
Por Na Minha Panela

Comentários